segunda-feira, 11 de março de 2019

Quando a dor da perda te fortalece

Esse mês está sendo difícil pra mim...
Nesta semana era pra eu ter meu bebê em meus braços.
Infelizmente não pude me tornar mãe como eu esperava desde a descoberta da gravidez.

Minha gravidez não foi planejada na época, pelo contrário, era um planejamento futuro... Mas, mesmo falando que não queria ter um bebê por agora, assim que descobri já mudei minha opinião, os sentimentos foram de euforia e desespero... Uma nova vida, um novo ser surgindo, fruto da nossa união, iríamos passar de um casal para uma família!
Mesmo sem conhecer... Nasceu dentro de mim um sentimento tão forte e único! Um amor incondicional... Um desejo de proteger e de fazer com que tudo seja perfeito durante a gestação.

Nosso bebezinho, do tamanho de um grão de arroz já tinha nome, já ganhava roupinhas de cor unissex... Se fosse menino "João Miguel", se menina "Ana Lívia"... Tudo o que eu queria era ter certeza que tudo ia dar certo, e que em Março de 2019 conheceria o grande amor da minha vida.

Foi tudo muito rápido, e mexeu muito comigo... Algumas semanas tensas durante a suspeita de aborto, e assim que fomos fazer o ultra na quinta, o saco gestacional estava vazio... A perca foi certeira, não era mais suspeita... No sábado 21/07, tive um aborto espontâneo.
Uma grande dor... Com relação as cólicas, e principalmente com relação ao meu emocional.
Me senti fraca.
Me senti impotente... Incapaz até de gerar meu próprio filho.
Me senti sozinha... Mesmo com algumas palavras de conforto. Me senti indigna e privada de sentir um dos maiores amores do mundo: o amor de mãe.

Eu sempre confiei em Deus, mas, como todo humano, minha fé ficou abalada... É difícil entender o porquê Deus permite pessoas boas passarem por tantas coisas ruins, o porquê Ele não quis que minha gravidez continuasse bem e eu tivesse um bebê saudável, enquanto há mulheres tão ruins que desprezam e abandonam os filhos até mesmo recém nascidos, maltratam-os... Ou até mesmo aquelas que optaram por abortar sem motivo, simplesmente por falta de cuidado ou sem justificativa plausível...

Quando eu estava ficando fraca espiritualmente, Deus sempre falava comigo e me ajudava de uma forma ou de outra. Passei então a viver e a confiar nele. É fácil falarmos que vivemos o evangelho, confiamos e entregamos nossa vida nas mãos do Senhor, mas quando tudo está mal ou não sai como gostaríamos... Temos que colocar em prática tudo isso para não sermos mais um dos hipócritas que existem no mundo.

Muita das vezes as pessoas que nunca passaram por isso (ou até mesmo as que passaram) tem a mania de dizer que é bem normal do que parece, ou que conhece alguém que já passou por isso também e ficam comparando a situação, como quantas semanas estava, o porquê eu perdi o bebê, o que eu fiz de errado na gestação que não "vingou"... Gente, se não tiver o que falar pra alguém em um momento em que ela não está bem, não fale! De um abraço e diga que vai dar tudo certo... É bem melhor!

Ainda bem que tive pessoas que me deram muito apoio, me fizeram sentir especial, me deram força! Na família, no trabalho... Sou agradecida por cada palavra de conforto que me deram!

A sensação que eu tive é a mesma de um luto.
Por mais que sempre tenha alguém pra comparar o sofrimento com os dos outros, isso foi o que eu senti.
Morreu um sonho, morreu minha primeira oportunidade de ser mãe.
Lembro de ficar me questionando e culpando... Até que uma das palavras que eu li era em Romanos 8.18 "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."  falou diretamente comigo... Passou a fazer sentido!

Tudo, todas as coisas que passei na vida, coisas boas e ruins, ganhos e perdas, me fizeram mais forte! Contribuíram para o meu bem. Hoje tenho uma visão diferente do mundo da que eu tinha há nove meses atrás... Tudo serviu para meu crescimento e amadurecimento pessoal, espiritual e profissional! E sei que tem muita coisa ainda pra eu viver e aprender durante a vida...

Desde que caiu minha ficha que eu não poderia mais ficar me culpando e nem a Deus, minha percepção do mundo mudou, e eu me tornei feliz, deixei a felicidade bater na minha porta novamente.
Muitas das vezes, escondi meu sentimento por trás de um sorriso, mas só Deus sabia o que se passava no meu coração, e com Ele eu podia ser quem eu sou, com minhas tristezas, falhas e temores!

Melhorei com o tempo, e quando alguém me fala que está passando por isso, minha mente revive aqueles momentos, mas agora tenho força e palavras pra ajudar outras pessoas.
Eu tento pensar que posso tentar novamente, que não é o fim, e que tudo tem uma hora certa de acontecer nas nossas vidas.

Mesmo com essa "recuperação", tem dias que simplesmente não dá! Fico emotiva principalmente no período menstrual, no qual revivo aquele dia, ou quando eu vejo um bebê ou uma criança pequena, vem aquele pensamento "era pra você ter um assim pra chamar de seu"... Falo pra mim mesma "minha hora vai chegar! No tempo certo, no tempo de Deus!".
Eu sei que vai...
Mesmo com os hormônios da perda as vezes ativos, sei que lá no céu tenho um Deus que escreveu minha história... Esse capítulo tive que passar, mas tenho plena certeza que vai ter um final feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário